sábado, 18 de setembro de 2010

Mimo para a Família

Amo comidinhas caseiras...  gosto de fazer mil listinhas, curto o momento de ir às compras, escolher os ingredientes, planejar o preparo e me jogar na cozinha! Me jogo mesmo, esqueço do mundo e sou completamente envolvida pelos aromas, texturas, sabores... minha cozinha é meu mundinho. Onde sonho e coloco em prática. Onde demonstro de uma maneira toda especial o meu amor pela minha família e pelos nossos amigos...
Entre erros e acertos, até hoje, salvaram-se todos!!!
Esses são carinhos que eu fiz para o meu filhotinho e para o meu maridão! Docinho de abóbora em calda - receita do Seu Alécio, meu pai, que era fera na cozinha e fã de doce de abóbora! - e Docinho de casca de laranja cristalizada, já que o maridinho não gosta de doce muito doce...
O resto fica por conta do carinho em arrumar bem bonitinho e servir com um baita sorriso no rosto!
Quer amor maior? Família é tudo de bom!


















Doce de Abóbora em Calda

Ingredientes:

- 1kg de abóbora de pescoço cortada em cubos de + ou - 3cm


- 1kg de açucar

-  4 colheres de sopa de cal virgem - específico para culinária

- 10 cravinhos

Primeiro coloque os cubos de abóbora em dois litros de água e quatro colheres de sopa de cal virgem. Deixe por umas três horas.

Lave bem em água corrente. Lave muito mesmo!

Fure os cubinhos e reserve.

Faça uma calda com o açúcar e aproximadamente 1 litro de água - vai depender do seu paladar, eu gosto da calda bem docinha...

Deixe a calda no fogo baixo, sem mexer até ela ficar amarelinho bem clarinho.

Coloque os cubinhos de abóbora e deixe por lá até que os pedaços estejam macios, mas não muito.

Tire os cubinhos e deixe a calda no fogo, engrossando até chegar no ponto que vc quer, mais ralinha ou mais grossinha...

Coloque tudo em uma compoteira bem bonita - de preferência de vidro, eu, particularmente acho que o plástico altera o sabor do doce -

e leve à geladeira. Eu nunca aguento esperar e como quente mesmo... também fica muito bom, cabe até um sorvetinho de creme junto com o doce quentinho, hummmmm!

Se vc quiser aquele doce cristalizado é só tirar da calda, deixar escorrer em uma grade por 8 horas, passar cada cubinho no açúcar cristal e deixar secar.

Se quiser ele glaçado (o meu preferido), é só manter ele na calda de um dia pro outro e no dia seguinte, tirar e deixar escorrer em uma grade - a calda vai secar e formar uma casquinha ultra fina e muito delicada!



Doce de Casca de Laranja Cristalizada

Ingredientes:

- Cascas de oito laranjas

- 500g de açúcar

- 500ml da água para a primeira calda

Corte as laranjas em quartos e retire a polpa, mantendo a parte branca junto com a casca.

Corte cada quarto em tirinhas.

Leve as cascas para ferver por 4 minutos. Faça isso por 4 vezes, trocando sempre a água por uma nova, fervendo.

Faça uma calda com o açúcar e a água e cozinhe as cascas por mais ou menos 2 horas, ou até que fiquem translúcidas - fique de olho, pois a água tende a secar e vc precisará repor aos poucos!

Deixe secar em uma grade por 8 horas, depois passe no açúcar cristal.

Se gostar, pode banhar metade de cada tirinha no chocolate meio amargo, fica delicioso!

Coloco a foto aqui depois! Quando sobrar para eu fotografar...

Também pode deixar na calda para servir com um sorvetinho de chocolate ou de baunilha, huuuummmmmm!!!!!!!
Use a imaginação e
Enjoy it!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado!